Idosa consumindo leite no copo - Matéria sobre a importância do leite para os idosos

A importância do leite para os idosos

Você sabia que quando envelhecemos algumas mudanças acontecem no nosso corpo e fazem com que tenhamos que ficar ainda mais atentos com a nossa saúde e alimentação? Isso porque após os 60 anos, é normal que os músculos fiquem mais “fracos”, que aconteça um aumento da quantidade de gordura corporal e uma redução na absorção das vitaminas vindas dos alimentos. (1, 2)

Por isso, uma nutrição adequada é imprescindível para a saúde e bem-estar dos idosos. Nessa fase da vida, alguns nutrientes ganham destaque, como a proteína, o cálcio e a vitamina D. (3)

Se pensarmos em nosso corpo como uma casa, as proteínas seriam as paredes responsáveis por mantê-la em pé. Consumir alimentos fontes de proteína é muito importante para a construção e manutenção dos músculos , o que ajuda os idosos a reduzirem a perda muscular, diminuindo o risco de desenvolver problemas como fragilidade e sarcopenia, que fazem com que essas pessoas fiquem mais vulneráveis e fracas, levando a dificuldades para realizar as atividades diárias e aumento do risco de quedas e fraturas. É importante lembrar que quando o objetivo é manter músculos fortes, a prática de atividade física supervisionada também é necessária. (3, 4)

A vitamina D, por sua vez, é essencial para a manutenção de ossos saudáveis e da força muscular em idosos, sendo que a ingestão inadequada desse nutriente também pode afetar a capacidade de realizar as atividades do dia a dia e aumentar o risco de quedas. Já o cálcio desempenha diversas funções importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, contribuindo para a manutenção de ossos e dentes fortes e saudáveis. Com o avanço da idade, a capacidade do corpo de absorver esse mineral diminui e, se ele faltar, há o risco de se desenvolver problemas de saúde, como a osteoporose. (3, 5-7)

Quer uma boa notícia?
Todos esses nutrientes essenciais para os idosos estão presentes no leite, que oferece proteínas de alta qualidade, vitamina D e pode ser considerado o principal alimento fonte de cálcio na nutrição humana (8, 9). Ele também pode ajudar na hidratação, além de ser versátil e muito saboroso! Ou seja, o leite do café da manhã, o bolo com leite no café da tarde ou a vitamina de frutas antes de dormir, além de trazerem um quentinho para o coração, podem ser um grande aliado na nutrição dos idosos, contribuindo para a manutenção de sua saúde e bem-estar.


REFERÊNCIAS

  1. Maggini S, Pierre A, Calder PC. Immune function and micronutrient requirements change over the life course. Nutrients. 2018;10(10):E1531.
  2. Alwarawrah Y, Kiernan K, MacIver NJ. Changes in nutritional status impact immune cell metabolism and function. Front Immunol. 2018;9:1-14.
  3. Gonçalves T, et al. Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento. BRASPEN J. 2019;34(Supl 3):2-58.
  4. Cruz-Jentoft AJ, et al. Writing Group for the European Working Group on Sarcopenia in Older People 2 (EWGSOP2), and the Extended Group for EWGSOP2. Sarcopenia: revised European consensus on definition and diagnosis. Age Ageing. 2019;48(1):16-31. Erratum in: Age Ageing. 2019;48(4):601. 7
  5. Maeda SS, et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab.
  6. Giudici, K.V.; Peters, B.S. E.; Martini , L. A. 2018 ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil. Vitamina D, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. v. 2, 2018.
  7. França, Natasha A G; Martini, Lígia A. © 2018 ILSI Brasil International Life Sciences Institute do Brasil. Cálcio, Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes. v. 1, 2018.
  8. Food and Agriculture Organization. Milk and dairy products in human nutrition. Rome: FAO; 2013.
  9. Benevides IA, Veiga A. Aspectos históricos, fisiológicos e antroposóficos do leite na alimentação humana: uma introdução ao tema. Arte MédAmpl. 2014; 34(1): 5-12.

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio:

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio: