Família e leite - Matéria sobre leite, crescimento e desenvolvimento

Leite, crescimento e desenvolvimento

A ingestão de leite e derivados deve fazer parte de uma alimentação equilibrada para crianças acima de 2 anos para auxiliar na correta oferta de cálcio. Ele também oferece outros nutrientes como proteína, vitamina A, fósforo e vitamina B2, fundamentais para desenvolvimento de ossos, dentes, músculos e outras partes do corpo (2,3).

É durante a infância e a adolescência que ocorre a formação e crescimento dos ossos, e o depósito de nutrientes para que eles fiquem fortes e saudáveis. Para que isso aconteça da forma correta, a ingestão adequada de cálcio e fósforo é fundamental, e o leite é um grande aliado nesse processo (2, 3). A ciência mostra que a exclusão ou ingestão insuficiente de leite nessa fase da vida prejudica a qualidade dos ossos e, consequentemente, pode contribuir para o desenvolvimento de osteoporose e o aumento do risco de fraturas ósseas na vida adulta e na idade avançada (4,5).

As proteínas contidas no leite são importantes nessa fase para auxiliar o desenvolvimento adequado dos músculos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico . Já os carboidratos e as gorduras ajudam a manter crianças e adolescentes cheios de energia. (1)


REFERÊNCIAS

  1. SBAN, 2015. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Acesso em: 9 de março de 2023. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf.
  2. Givens DI. MILK Symposium review: The importance of milk and dairy foods in the diets of infants, adolescents, pregnant women, adults, and the elderly. J Dairy Sci. 2020;103(11):9681-9699.
  3. MANUAL DE AVALIAÇÃO NUTRICIONAL 2ª EDIÇÃO – ATUALIZADA – 2021/ Sociedade
    Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia. São Paulo: SBP. 2021.
  4. Silva JB, Elias BC, Mais LA, Warkentin S, Konstantyner T, Oliveira FLC. Factors associated with inadequate milk consumption among adolescents: national school health survey – PENSE 2012. Rev Paul Pediatr. 2019;38:e2018184.
  5. Rizzoli R, Bianchi ML, Garabedian M, McKay HÁ, Moreno LA. Maximizing bone mineral mass gain during growth for the prevention of fractures in the adolescents and the elderly. Elsevier Bone., 2010; 46: 294–305.

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio:

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio: