Leite com jarra, copo e colher - Adultos devem tomar leite?

Quais são os nutrientes que tornam o leite um alimento tão especial?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o leite é um alimento que deve ser recomendado como parte de uma alimentação balanceada e saudável para fornecimento de nutrientes indispensáveis para todas as fases da vida (1). Mas quais são esses nutrientes que tornam o leite um alimento tão especial?


Proteínas
As proteínas do leite superam as proteínas do ovo, do frango ou de leguminosas como os feijões no índice proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura para avaliação da qualidade das proteínas dos alimentos. Elas também são facilmente digeridas e absorvidas pelo corpo (2, 4). Um copo de leite de 200 ml possui, em média, 6 gramas de proteína, o que equivale a 12% das necessidades diárias de um adulto (5, 6).

Minerais
Cálcio, fósforo, magnésio e potássio são minerais importantes presentes no leite. Ele é uma fonte especial de cálcio, que é facilmente absorvido e aproveitado pelo nosso corpo. Junto com outros nutrientes, ele desempenha a importante função de manter os ossos fortes e saudáveis (2,3).

Vitaminas
O leite também possui em sua composição a vitamina D (relacionada à saúde dos ossos e músculos e ao bom funcionamento do sistema imunológico), B2 e B12 (importantes para o bom funcionamento do metabolismo e do sistema nervoso, além de atuarem na produção de células do sangue) e oferece teor significativo de vitamina A (importante para a saúde dos olhos) (2).

Carboidrato
O carboidrato mais encontrado no leite é a lactose. Além de fornecer energia ao corpo, ela contribui para aumentar a absorção de nutrientes presentes no leite, como cálcio, magnésio e fósforo (7), e ajuda a colonizar o intestino com bactérias benéficas para o corpo (8).


Gorduras
A quantidade de gordura pode variar de acordo com o tipo de leite. Enquanto o leite integral possui teor de gordura superior ou igual a 3%, o semidesnatado possui, comumente, de 1 a 1,2% e o desnatado teor inferior ou igual a 0,5%. Além de fornecer energia, as gorduras têm a função de transportar algumas vitaminas do leite, como a vitamina A e D (2).


Agora que você conhece todos os nutrientes presentes no leite e a importância deles para a sua saúde, que tal incluí-lo no seu dia a dia para aproveitar todos esses benefícios?

REFERÊNCIAS:

  1. FAO. Food and Agriculture Organization. Milk and dairy products in human nutrition. Rome; 2013.
  2. SBAN, 2015. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Acesso em: 9 de março de 2023. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf
  3. Buzinaro EF, Almeida RN, Mazeto GMFS. Biodisponibilidade do cálcio dietético. Arq Bras Endocr Metabol . 2006; 852 61.
  4. Mathai JK, Liu Y, Stein HH. Values for digestible indispensable amino acid scores (DIAAS) for some Dairy and plant proteins may better describe protein quality than values calculated using the concept for protein digestibility corrected amino acid scores (PDCAAS). Br J Nutr. 2017; 117(4):490 499.
  5. abela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2. São Paulo, 2023. [Acesso em:29 de março de 2023]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca.
  6. BRASIL. Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 429, de 08 de outubro de 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Publicada no Diário Oficial da União em: 09/10/2020.
  7. Benevides IA, Veiga A. Aspectos históricos, fisiológicos e antroposóficos do leite na alimentação humana: uma introdução ao tema. Arte Méd Ampl. 2014; 34(1): 5-12.
  8. Shah NP. Effects of milk-derived bioactives: an overview. Br J Nutr. 2000;84(1):S3-S10.

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