Homem bebendo um copo de leite

Consumo de leite pelos brasileiros

Você sabia que o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores produtores mundiais de leite? A produção de leite e seus derivados é um setor de grande relevância econômica e social para o Brasil, recebendo dedicação especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com uma produção anual de mais de 34 bilhões de litros feita predominantemente por pequenas e médias propriedades, o setor gera emprego para cerca de 4 milhões de pessoas e movimenta a economia (1).

O leite é um dos alimentos mais consumidos no país. Ele está presente em 99% dos lares brasileiros, sendo ingerido puro e ou utilizado na preparação de diversas bebidas (2). Além disso o leite  é usado no preparo de queijos, iogurtes, sorvetes e outros produtos lácteos, amplamente consumidos pela população (3).

Você já tinha parado para pensar como o leite está presente nas nossas refeições? Em um café da manhã, por exemplo, o leite está na manteiga, no requeijão, na vitamina de frutas… E por ser um alimento versátil, ele é um ingrediente frequente em receitas salgadas e doces, como molhos, tortas, bolos e outros pratos culinários. Além disso, o leite, bem como as frutas frescas ou secas, iogurte natural e castanhas são excelentes alternativas para os lanches entre as refeições, pois são alimentos que fornecem nutrientes e podem trazer uma sensação de saciedade (3).

Por mais que o leite seja um alimento com diversos nutrientes, saboroso e versátil, muitas informações que circulam sobre ele, especialmente nas redes sociais, não são verdadeiras, não têm embasamento científico e causam confusão para os consumidores.

Pensando nisso, o movimento A Vida Pede Leite foi criado para empoderar a população com informação sobre o leite, seus benefícios nutricionais, composição e funcionalidades, para que todos possam fazer as escolhas mais adequadas para sua alimentação.

Regulatório/Disclaimer:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS

Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde. Diagnósticos e orientações nutricionais devem ser feitas apenas por especialistas. Procure um profissional de saúde de sua confiança.

O conteúdo apresentado refere-se ao leite de vaca.

REFERÊNCIAS

1. Ministério da Agricultura e Pecuária. Mapa do Leite: Políticas públicas e privadas para o leite. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/producao-animal/mapa-do-leite. Acesso em: 11 de Abril de 2023.

2. Kantar, divisão Worldpanel | Painel de Consumidores | Total Leites e Total Leite UHT | Total Brasil | Ano fechado 2022 vs 2022.

3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/24786-pesquisa-de-orcamentos-familiares-2.html. Acesso em: 11 de Abril de 2023.

4. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. Ed., 1. Reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

5. Food and Agriculture Organization. Milk and dairy products in human nutrition. Rome: FAO; 2013.

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio:

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio: