Caixa de leite UHT

Por que os humanos são os únicos mamíferos adultos que bebem leite?

Explorando os mitos e verdades sobre o consumo de leite na fase adulta

O consumo de leite por humanos adultos é um tema que costuma gerar discussões acaloradas. Algumas das questões mais comuns são: devemos continuar consumindo leite na fase adulta? O consumo de leite é seguro nessa fase?

E a resposta é simples: SIM!

No mundo animal, o desmame feito pelas fêmeas não ocorre porque o leite deixa de ser adequado, mas, sim, para que os filhotes passem a comer outros alimentos e permitam que a fêmea se prepare para uma nova gestação (1).

Devido à sua capacidade evolutiva e adaptativa, os seres humanos desenvolveram hábitos especiais que os diferenciam dos demais animais. Na área da alimentação e nutrição, por exemplo, somos os únicos capazes de cozinhar carne, o que permitiu um maior consumo de proteínas e, consequentemente, um desenvolvimento cerebral mais acentuado em comparação a outros mamíferos. No caso do leite, essa evolução nos permitiu a capacidade de digerir e aproveitar os nutrientes desse alimento (2).

Estudos mostram que alguns componentes do leite, como as gorduras e proteínas, apresentam propriedades funcionais, podendo estar associados a benefícios específicos para a saúde, além do fornecimento de nutrientes essenciais para o nosso corpo.

Portanto, o leite não só é adequado para o consumo humano, como também, por ser fonte de diversos nutrientes, pode ser associado a benefícios para a saúde, como, por exemplo, saúde dos ossos e prevenção da osteoporose, já que é a principal fonte de cálcio para a nutrição humana (1-3).

Dessa forma, o consumo do leite de vaca pode ser introduzido na infância (a partir dos 2 anos de idade) e mantido mesmo nas idades mais avançadas.

Veja a seguir como o leite pode contribuir em todas as fases da nossa vida (2,4):

E aí, aceita um copo de leite? Nossa saúde agradece!

Regulatório/Disclaimer:

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS

Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde. Diagnósticos e orientações nutricionais devem ser feitas apenas por especialistas. Procure um profissional de saúde de sua confiança.

O conteúdo apresentado refere-se ao leite de vaca.

Referências

1. Antunes A, Pacheco MT. Leite para adultos: Mitos e fatos frente à ciência. 1ª edição. São Paulo, SP. Editora Varela, 2009.

2. Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano. São Paulo: Setembro, 2023. Disponível em: https://abran.org.br/media/files/abran_consenso_leite.pdf 

3. Lanzillotti HS, Lanzillotti RS, Trotte APR, Dias AS, Bornand B, Costa EAMM. Osteoporose em mulheres na pós-menopausa, cálcio dietético e outros fatores de risco. Revista de Nutrição. 2003;16(2):181-193.

4. Givens DI. MILK Symposium review: The importance of milk and dairy foods in the diets of infants, adolescents, pregnant women, adults, and the elderly. J Dairy Sci. 2020; 103(11):9681-9699.

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio:

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio: