O processo pelo qual o leite passa antes de ser consumido e a embalagem utilizada para armazenamento do alimento classificam o leite como cru, pasteurizado e UHT. Esses processos estão relacionados à segurança do leite para consumo e conferem diferentes características ao produto (1,2,3):
Leite cru
É o leite que não passa por nenhum processo de tratamento térmico. Ele é retirado diretamente da vaca e pode conter bactérias e outros microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde humana.
Leite pasteurizado
Na pasteurização, o leite é aquecido e depois refrigerado para eliminar bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem causar doenças. Nesse processo, o leite ainda mantém uma quantidade de microrganismos vivos, o que faz com que seu prazo de validade seja, em média, de 3 a 5 dias. Esse tipo de leite necessita de refrigeração abaixo de 10°C tanto na comercialização como no armazenamento.
Leite UHT
O leite longa vida, também conhecido por UHT, passa por um aquecimento a uma temperatura superior a 135°C por alguns segundos, seguido de um resfriamento rápido. Esse processo, tecnológico e moderno, é capaz de eliminar todas as bactérias indesejadas presentes no leite, mantendo seus nutrientes. Depois disso, ele pode ser embalado em caixas assépticas que garantem um prazo de validade de meses. Isso porque essas embalagens protegem o leite contra a deterioração do contato com microrganismos, evitam a exposição à luz e alterações de sabor e cor. Assim, o processo UHT proporciona maior durabilidade do alimento e dispensa a necessidade do armazenamento refrigerado que o leite pasteurizado exige.
Agora que você conheceu os diferentes tipos de processamento do leite, que tal incluí-lo no seu dia a dia para trazer mais sabor para você e sua família?
REFERÊNCIAS
1. FAO. Food and Agriculture Organization. Milk and dairy products in human nutrition. Rome; 2013.
2. Secretaria de Agricultura e Abastecimento Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Instrução Normativa – 51, de 18/09/2002. Disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/legislacoes/instrucao-normativa-51-de-18-09-2002,654.html Acesso em: 15 de março de 2023.
3. SBAN, 2015. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Acesso em: 9 de março de 2023. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf.