Caixa de leite UHT

O leite de caixinha tem conservantes?

Descubra como a tecnologia UHT garantem a segurança e qualidade do leite de caixinha

Quando se trata dos produtos que chegam à nossa mesa, é natural questionar se eles contêm aditivos que possam comprometer a saúde. No caso do leite de caixinha, uma dúvida comum é sobre a presença de conservantes para aumentar sua validade.

E a resposta é muito simples: não! O leite de caixinha não contém conservantes. Isso é proibido por lei no Brasil (1), com fiscalização rigorosa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Tecnologias que garantem a durabilidade

Na verdade, o que garante a longa duração do leite UHT fora da geladeira não é o uso de conservantes, mas sim um conjunto de tecnologias avançadas (2), que incluem:

  • Tratamento térmico (UHT): o leite é aquecido a altas temperaturas por poucos segundos e, em seguida, resfriado à temperatura ambiente. Esse processo tem o objetivo de eliminar microrganismos prejudiciais e indesejáveis, garantindo a segurança, bem como a manutenção das características sensoriais, físico-químicas e nutricionais do produto;
  • Envase asséptico: o leite é envasado em condições assépticas, sem contato manual, o que assegura a qualidade e evita a recontaminação;
  • Embalagens cartonadas: essas embalagens são fabricadas com material esterilizado e possuem diversas camadas que protegem o leite da luz, do oxigênio, dos microrganismos e da umidade.

Dessa forma, esses processos garantem a segurança, qualidade e praticidade, permitindo que o leite dure meses sem a necessidade de refrigeração e sem o uso de conservantes, até o momento de sua abertura.

Uso de estabilizantes regulamentados

Além disso, as únicas substâncias que podem ser adicionadas na formulação do leite são os estabilizantes, que ajudam a manter a textura uniforme do produto durante o armazenamento. Esses estabilizantes são regulamentados pelo MAPA e passam por rigorosas pesquisas para assegurar sua segurança (1).

Portanto, agora você já sabe: o leite de caixinha é seguro, nutritivo e livre de conservantes!

Referências:

1. MAPA. Portaria n°370, de 04 de setembro de 1997 – Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Leite U.H.T (U.A.T). Acesso em: 06 nov. 2024. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/09/1997&jornal=1&pagina=52&totalArquivos=160.

2. Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano. São Paulo: Setembro, 2023. Disponível em: https://abran.org.br/media/files/abran_consenso_leite.pdf.

Compartilhe este conteúdo!

Contato ● imprensa

Patrocínio:

Contato ● imprensa

Patrocínio: