O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e desempenha diversas funções em nosso organismo. Uma das principais é fazer parte dos ossos e dentes, deixando–os fortes e resistentes. Mas você sabia que esse nutriente também é essencial para o funcionamento adequado das células?
Além de auxiliar na formação e manutenção de ossos e dentes, ele também auxilia no funcionamento dos músculos, na transmissão de sinais dentro do corpo, na coagulação do sangue e na produção e utilização de energia para realização das atividades do dia a dia.
O consumo insuficiente de cálcio ao longo da vida pode fazer com que os ossos fiquem mais fracos, o que pode levar a diversos problemas como o desenvolvimento de osteoporose e o aumento de quedas e fraturas, especialmente conforme envelhecemos. Isso porque, quando não ingerimos as quantidades de cálcio necessárias, o corpo retira o cálcio dos ossos para que ele realize as outras funções citadas acima, que são essenciais para nos mantermos vivos. Por isso, sua ingestão durante todas as fases da vida é essencial para uma boa saúde.
O cálcio é obtido por meio da alimentação e, dentre os alimentos, o leite é considerado uma fonte importante desse nutriente, pois, além de estar presente em grandes quantidades, o cálcio do leite é facilmente absorvido pelo nosso corpo.
Um copo de leite semidesnatado (200 ml) tem 206 mg de cálcio. Para atingir essa quantidade por meio de outros alimentos, considerando que a absorção de cada um é diferente, seria necessário consumir, por exemplo, 78 colheres de sopa de espinafre, ou 11 conchas de feijão carioca, ou 7 fatias de tofu, ou 8 colheres de sopa de couve manteiga.
O leite é um alimento versátil, podendo ser consumido em diferentes ocasiões – puro, em vitaminas, na forma de molhos e cremes e fazendo parte de receitas doces e salgadas. Dessa forma, o leite pode auxiliar a obter uma boa ingestão de cálcio de forma prática e muito saborosa.
REFERÊNCIAS
- Aguiar CL, Coró FAG, Pedrão MR. Componentes ativos de origem animal. B CEPPA 2005; 23(2):413-34.
- Haug A, Høstmark AT, Harstad OM. Bovine milk in human nutrition–a review. Lipids Health Dis. 2007;6:25.
- Rana ZH, Bourassa MW, Gomes F, Khadilkar A, Mandlik R, Owino V, Pettifor JM, Roth DE, Shlisky J, Thankachan P, Weaver CM. Calcium status assessment at the population level: Candidate approaches and challenges. Ann N Y Acad Sci. 2022;1517(1):93-106.
- Shen L, Robberecht H, Van Dael P, Deelstra H. Estimation of the bioavailability of zinc and calcium from human, cow’s, goat, and sheep milk by an in vitro meted. Biol Trace Elem Res 1995;49(2-3):107-18.
- Kalkwarf H.J., Khoury J.C., Lanphear B.P. Milk Intake during Childhood and Adolescence, Adult Bone Density, and Osteoporotic Fractures in US Women. Am. J. Clin. Nutr. 2003;77:257–265. Thorning T.K., Raben A., Tholstrup T., Soedamah-Muthu S.S., Givens I., Astrup A. Milk and Dairy
- Products: Good or Bad for Human Health? An Assessment of the Totality of Scientific Evidence. Food Nutr. Res. 2016;60:32527.
- França NAG, Martini LA. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: cálcio. São Paulo: ILSI; 2014