Caixa de leite UHT

Leite sem lactose, enriquecido, aromatizado, A2

Compartilhe este conteúdo!

O leite pode passar pela adição ou exclusão de nutrientes para se adequar às necessidades e preferências de diferentes consumidores. Vamos conhecer alguns desses leites:

Leite sem lactose (1, 2)

É produzido a partir da adição industrial da enzima lactase ao leite, fazendo com que o carboidrato presente no leite, a lactose, seja quebrado em moléculas menores antes do consumo do produto. O sabor desse produto é ligeiramente mais doce do que o leite comum, pois, ao ser quebrada, a lactose se transforma em açúcares que têm mais poder adoçante(1). Esse tipo de leite é indicado para pessoas que apresentam intolerância à lactose, uma condição que deve ser diagnosticada por um profissional de saúde.

Leite aromatizado (2)

O leite aromatizado é aquele ao qual é adicionado sabor, geralmente com o uso de cacau, sucos ou essências de frutas (2). O leite aromatizado pode conter mais açúcar e calorias do que o leite comum, portanto, deve ser consumido com moderação.

Leite A2 (3)

O leite A2 é produzido a partir de vacas com uma genética especial, originando um alimento que não contém um tipo de proteína (caseína A1), apresentando apenas a caseína A2, o que pode facilitar a digestão e diminuir sintomas de pessoas que sentem desconforto ao consumir o leite comum. Vale ressaltar que o leite A2 contém lactose assim como os outros leites comuns.

Leite enriquecido (2)

O leite enriquecido é aquele que foi fortificado com nutrientes adicionais, como cálcio, vitamina D, vitamina B12 e ferro. O leite enriquecido é uma boa opção para pessoas que têm uma dieta pobre em nutrientes ou que precisam aumentar a ingestão de algum tipo de nutriente.

É importante lembrar que a escolha entre esses tipos de leite depende das necessidades individuais e preferências pessoais de sabor e textura. Consulte um profissional de saúde para obter orientação sobre qual tipo de leite é adequado para você.

REFERÊNCIAS

1. Dantas, A; Verruk, S; Prudencio, E.S. Ciência e Tecnologia de Leite e Produtos Lácteos Sem Lactose. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.

2. SBAN, 2015. A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Acesso em: 9 de março de 2023. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf.

3. BARBOSA, M. G.; SOUZA, A. B.; TAVARES, G. M.; ANTUNES, A. E. C. Leites A1 e A2: revisão sobre seus potenciais efeitos no trato digestório. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, SP, v. 26, p. e019004, 2019. DOI: 10.20396/san.v26i0.8652981. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8652981. Acesso em: 11 abr. 2023.

Leia também

Verdades sobre o leite de caixinha

Verdades sobre o leite de caixinha

Esclareça suas dúvidas sobre o armazenamento, consumo e segurança das caixinhas de leite UHT. Se o leite faz parte da sua alimentação, é bem provável que você tenha algumas dúvidas a respeito do seu consumo e embalagem, como por exemplo: se a caixinha estiver...

Consumo de leite pelos brasileiros

Consumo de leite pelos brasileiros

Você sabia que o Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores produtores mundiais de leite? A produção de leite e seus derivados é um setor de grande relevância econômica e social para o Brasil, recebendo dedicação especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e...

Por que quando tomamos leite nos sentimos relaxados?

Por que quando tomamos leite nos sentimos relaxados?

Ter uma boa noite de sono é fundamental para uma vida saudável e produtiva. Enquanto dormimos, nosso corpo se recupera e se prepara para enfrentar as atividades do dia seguinte. No entanto, desacelerar depois de um dia corrido nem sempre é uma tarefa fácil. Para...

Contato ● imprensa

ablv@sprimpro.com.br

Patrocínio:

Contato ● imprensa

ablv@nectarc.com.br

Patrocínio: